Normas

NORMAS PARA OS ARQUIVOS DAS APRESENTAÇÕES

  • Os arquivos para apresentação das comunicações devem ser nos formatos PPT (para slides de apresentação) ou DOC (para arquivos de texto).
  • Estes arquivos deverão ser salvos pelo participante num pen-drive.
    Este pen-drive deverá ser disponibilizado para os monitores momentos antes do início das respectivas sessões.
  • O evento não se responsabilizará por eventuais problemas na abertura dos pen-drives ou arquivos.
    Portanto, orientamos os participantes a checarem tudo antes, tendo especial cuidado com vírus.
  • NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE RESUMOS
  • O resumo deve ser digitado em Word for Windows, versão 6.0 ou superior, em página de tamanho A4 (21cm X 29,7cm), com margens superior e esquerda de 3cm e direita e inferior de 2cm, espaçamento simples. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12.
  • TÍTULO: centralizado, em maiúsculas com negrito, no alto da página, com no máximo 100 caracteres.
  • NOME DO AUTOR: 2 linhas abaixo do título, alinhado à direita, por extenso, com apenas o sobrenome em maiúsculas, seguido da sigla da instituição. No caso de estudante de graduação, além das orientações contidas nas Orientações Gerais para Inscrição, deverá inserir a sigla G antes da instituição. Exemplo: (G-UEL). Alunos de pós-graduação, deverão incluir a sigla PG.
  • RESUMO: 2 linhas abaixo do nome do autor, justificado, precedido desse subtítulo em maiúsculas e dois pontos, em parágrafo único, entre 150 e 200 palavras, sem adentramento. 
  • PALAVRAS-CHAVE: no máximo quatro, precedidas desse subtítulo em maiúsculas e dois pontos, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto, 2 linhas abaixo do resumo, fonte normal, em alinhamento justificado, sem adentramento, duas linhas abaixo do resumo. A Comissão Editorial sugere que, para facilitar a localização do trabalho em consultas bibliográficas e/ou buscas eletrônicas, as palavras-chave correspondam a conceitos mais gerais da área de trabalho.
  • Duas linhas abaixo das palavras-chave, o estudante de graduação deverá colocar, entre parênteses: (Estudante de graduação indicado(a) pelo(a) Prof(a). Dr(a)./Ms. ...).








NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO COMPLETO
O arquivo com o trabalho completo deverá ser salvo com base no Modelo de Trabalho Completo.
·       O trabalho completo deve ter entre 10 a 12 páginas, digitado em Word for Windows, versão 6.0 ou superior, em página de tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3cm e direita e inferior de 2cm. Neste conjunto de páginas, devem estar incluídos os Anexos - caso, naturalmente, o(s) autor(es) julgue(m) necessário. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações de mais de 3 linhas e das notas de rodapé).

·       TÍTULO: centralizado, em maiúsculas com negrito, em espaçamento 1,5, no alto da primeira página, a partir da segunda linha, com no máximo 100 caracteres.

·       NOME DO AUTOR: completo, em espaçamento 1,5, com apenas o sobrenome em maiúsculas, 2 linhas abaixo do título, alinhado à direita.
o    A) Professor universitário: após o seu nome, deve colocar a sigla da instituição, entre parênteses. Em nota de rodapé puxada após os parênteses, inserir o nome completo do departamento, do centro (ou instituto, ou faculdade), da instituição, da cidade, do estado, do país e o endereço eletrônico do autor.

o    B) Alunos de pós-graduação: após o seu nome, deve colocar a sigla PG, seguida da sigla da instituição, entre parênteses. Em nota de rodapé puxada após os parênteses, inserir o nome completo do programa de pós-graduação. A seguir, caso seja bolsista, informar a modalidade de bolsa. Na sequência, inserir o nome completo do centro (ou instituto, ou faculdade), da instituição, da cidade, do estado, do país e o endereço eletrônico do autor.

o    C) Alunos de graduação: após o seu nome, deve colocar a sigla G, seguida da sigla da instituição, entre parênteses. Em nota de rodapé puxada após os parênteses, inserir a expressão “Estudante de graduação indicado(a) pelo(a) Prof(a). Dr(a)./Ms...”. A seguir, caso seja bolsista de iniciação científica, informar a modalidade de bolsa. Na sequência, inserir o nome completo do curso de graduação, do centro (ou instituto, ou faculdade), da instituição, da cidade, do estado, do país e o endereço eletrônico do autor.

o    D ) Professor da educação básica
D.1) Professor da rede pública: deve colocar, após o seu nome, a sigla do núcleo regional (ou delegacia regional), seguida do nome da cidade, entre parênteses. Exemplo: (NRE/Londrina).
D.2) Professor da rede particular: deve colocar, após o seu nome, o nome pelo qual o colégio é conhecido, seguido do nome da cidade, entre parênteses. Exemplo: (Marista/Londrina).
Por fim, em nota de rodapé puxada após os parênteses, o professor da educação básica deverá inserir o nome completo da escola, o nome completo do núcleo regional (no caso do professor da rede pública), a cidade, o estado, o país e o endereço eletrônico do autor.
·       RESUMO: precedido desse subtítulo em negrito e dois pontos, com a inicial em maiúscula, em parágrafo único, entre 150 e 200 palavras, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, 2 linhas abaixo do nome do autor.
·       PALAVRAS-CHAVE: no máximo 4, precedidas desse subtítulo em negrito e dois pontos, com a inicial da primeira palavra em maiúscula, separadas por ponto, fonte normal, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, duas linhas abaixo do resumo. A Comissão Editorial sugere que, para facilitar a localização do trabalho em consultas bibliográficas e/ou buscas eletrônicas, as palavras-chave correspondam a conceitos mais gerais da área de trabalho.

·       TEXTO: iniciado 2 linhas abaixo das palavras-chave, em espaçamento 1,5. Os parágrafos deverão ser justificados, com adentramento de 1,25cm na primeira linha. Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito, sem numeração e sem adentramento, com a inicial da primeira palavra em maiúscula. Os subtítulos obrigatoriamente utilizados (Resumo, Palavras-chave, Referências) também se submetem a essa formatação.

·       CITAÇÕES: até 3 linhas, devem ser inseridas no próprio parágrafo do texto, entre aspas duplas. Citações com mais de 3 linhas devem ser colocadas em parágrafo distinto, a 4cm da margem esquerda, sem aspas, com fonte tamanho 11 e espaçamento simples. Continuar o texto 2 linhas depois, todas novamente em espaçamento 1,5.

·       REFERÊNCIAS: 2 linhas após o texto, precedidas desse subtítulo em negrito e dois pontos, em espaçamento 1,5. A primeira referência deve ser colocada duas linhas depois do subtítulo, alinhada à esquerda, sem adentramento, espaçamento simples. As referências devem ser separadas uma da outra por 1 linha, em ordem alfabética de sobrenomes.

·       NOTAS: deverão ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página, parágrafo justificado, fonte tamanho 10 e espaçamento simples. As remissões para o rodapé deverão ser feitas por números, na entrelinha superior.

·       ANEXOS: serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão dos textos.
O arquivo com o trabalho completo deverá ser enviado para o e-mail cellip25anos@gmail.com até o dia 20/07/2011 20/08/2011.

No campo Assunto da mensagem eletrônica, escrever: Trabalho completo de [Nome completo do(s) autor(es)]. No arquivo anexo, escrever: [Número da área temática]- [Título do trabalho completo].doc. Exemplo: 02- Aspectos gramaticais como recurso argumentativo em textos escolares.doc.

No caso de comunicação em coautoria, somente o primeiro autor deverá enviar o trabalho completo.