Esse livro oferece a professores e alunos
indicações e exemplos de como se podem perceber em textos elementos de sua
construção, de sua relevância comunicativa e de como se pode ultrapassar, nas
atividades de análise, a simples identificação de elementos de sua superfície.
Busca viabilizar análises que incidam sobre questões da construção coesa,
coerente e relevante de textos, o que inclui contexto, texto, léxico e
gramática.
978-85-7934-022-2 |
224pp. | 16x23cm | 2010Stella Maris Bortoni-Ricardo
A sociolinguística brasileira se enriquece de um
modo particular com este novo trabalho de Stella Maris Bortoni-Ricardo, que
aparece assinalado por duas fortes características: a documentação e análise de
umdialeto urbano em seu nascimento e a adoção de uma nova perspectiva para os
estudos variacionistas sobre o português brasileiro. Podemos contar agora com
uma tradução atualizada da primeira versão deste trabalho, preparado entre 1980
e 1981, e publicado em inglês pela Cambridge University Press em 1985.
978-85-7934-036-9 |
304pp. | 17x24cm | 2011Diógenes Cândido de Lima (org.)
Uma reflexão sobre o depoimento de um aluno que não
conseguiu aprender inglês na escola pública. Geralmente, ouve-se mais queixas
de professores que tentam ensinar alunos que não querem aprender do que protestos de alunos que
querem aprender sobre professores que não querem ensinar. Este livro vai
refletir sobre os dois lados da história. Os autores partem de sua experiência de vida para comentar o depoimento
do aluno, levando em conta o contexto maior da escola.
978-85-7934-027-7 |
216pp. | 16x23cm | 2011Ana Lúcia Silva Souza
A autora lança um novo olhar sobre o letramento, ela constrói seu tema e abre uma reflexão inadiável: classifica o movimento cultural hip-hop como uma agência de letramento e seus ativistas, em suas comunidades de pertença e naquelas com as quais estão em contato, como agentes de letramento. Um olhar inovador sobre letramento, identidade, cultura da juventude, com destaque, como não poderia deixar de ser, para nossa imensa maioria negra...
978-85-7934-032-1 | 176pp. | 16x23cm | 2011Linguagem - atividade constitutiva
Carlos Franchi, José Luiz Fiorin e Rodolfo Ilari
Franchi reconhece que a linguagem é um instrumento
de comunicação, de interação, de influência sobre os outros, mas a função de comunicação,
em Franchi, pressupõe muito mais do que a troca de informações: a linguagem é
um sistema aberto, disponível para o atendimento de todas as necessidades de
comunicação, o que significa que ela não é a “história do homem”, mas constrói
essa história. Mais que seu texto teórico sobre a matéria, é a prática poética
de Carlos Franchi que demonstra cabalmente a natureza constitutiva da linguagem.
É por isso que foram reunidos neste livro teoria e poesia.
978-85-7934-034-5 | 184
pp. | 16x23cm | 2011André Valente, Maria Teresa G. Pereira [org.]
Fruto do X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ,
este livro contempla: Língua e linguagem em questão; Língua, linguística e literatura:
uma integração para o ensino; Aulas de
português: perspectivas inovadoras; Língua portuguesa em debate: conhecimento e
ensino; Letras e comunicação: uma
parceria no ensino de língua portuguesa; Língua e transdisciplinaridade: rumos,
conexões, sentidos; Língua e cidadania:
novas perspectivas para o ensino; Língua
portuguesa e identidade: marcas culturais e Língua portuguesa, educação,
mudança.
978-85-7934-029-1
| 320 pp. | 16x23 | 2011Xoán Carlos Lagares e Marcos Bagno (orgs.)
As línguas são vistas neste livro como instituições
sociais, como objetos de debates e polêmicas políticas. Como esse debate sobre
a norma tem adquirido uma considerável dimensão no Brasil, e sua relevância
política não pode ser escamoteada, esperamos que tanto a apresentação de
diferentes processos de construção linguística, quanto os esclarecedores
capítulos dedicados especificamente ao debate normativo no país, possam
contribuir para a compreensão das polêmicas atuais sobre a língua portuguesa na
sociedade brasileira, com a convicção de que, nesse debate, a última palavra
ainda não foi (e nem será) dita.
978-85-7934-039-0
| 396 pp. | 16x23 | 2011Produção textual na universidade
Désirée Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges
Este livro adota a abordagem sociointeracionista do
letramento científico e se concentra no desenvolvimento de competências
escritas do aluno para interagir com o mundo na posição de escritor e leitor de
textos científicos. Sua pedagogia está focada no uso da linguagem para
determinada "ação acadêmica" de avaliar, relatar ou descrever
informações e dados gerados em pesquisa, para influenciar o leitor e,
consequentemente, a prática acadêmica subsequente de pesquisa e de publicação
em nível científico-acadêmico.
978-85-7934-025-3 |
168pp. | 16x23cm | 2010Sírio Possenti
Aqui o autor, quis contribuir para que se lesse por
dentro aquele corpo de doutrinas que funciona, a seu ver, como o ponto cego da
educação: a gramática. Trata-se de informar, antes de mais nada, qual é a
anatomia de uma gramática, mas apresentada aos pedaços, como se quisesse
estudar não um corpo, mas alguns de seus membros, escolhidos por critérios
diversos: os objetivos são compreender melhor alguns, que pensamos conhecer bem
(como as orações adjetivas) e tentar convencer o leitor de que o corpo tem outros
membros, nunca levados em conta (comoa “gramática dos erros” e algumas regras
relativas à sílaba).
978-85-7934-036-9
| 192 páginas | 17x24cm | 2011Simone Reis; Klaas van Veen e Telma Gimenez (Orgs.)
Palavra
singular transformada em plural, a identidade como parte integrante da formação
e da atuação de professores de línguas tem ocupado a agenda de pesquisa em
Linguística Aplicada. Na Universidade Estadual de Londrina ela encontra espaço
privilegiado em disciplina integrante do currículo do Programa de Pós-graduação
em Estudos da Linguagem. Dessa experiência resultam muitos dos trabalhos que
compõem a coletânea. Nos textos da obra reconhecem-se ligações da identidade
com linguagem, discursos, saberes, crenças, subjetividades, interações
produzidas no interior de instâncias formativas e tantas outras que dizem
respeito à profissão de professor, especialmente de Língua Inglesa.
ISBN 978-85-7216-585-3 | 2011, | 338 p. | 16x23 Telma Gimenez; Luciana C. S. Calvo; Michele S. El-Kadri (Orgs.)
Língua Materna, estrangeira, franca, adicional,
mundial, global, multifuncional, transacional, internacional - como designar o
inglês que hoje se revela um produto cultural e econômico; que é usado por
milhões de pessoas ao redor do mundo com os mais diferentes propósitos? Para
responder a estes e outros questionamentos, as organizadoras convidaram
estudiosos nacionais e estrangeiros para iniciarem um diálogo que traz
perspectivas de pesquisadores, professores de língua inglesa (atuantes e
futuros) e usuários da língua. O panorama apresentado por suas contribuições é
promissor, mas também desafiador, pois implicará novas maneiras de lidarmos com
o uso e ensino desta língua na atualidade. A produção do discurso de inglês
como língua de comunicação no mundo não pode prescindir de olhares como os aqui
apresentados. Eles representam uma pequena parcela das idéias que têm circulado
nos meios acadêmicos em nosso país e como tal precisam se tornar públicos para
que o debate seja ampliado e outras vozes possam ser a ele associadas.
ISBN: 9788571133501
| 312p.Vanessa Hagemeyer Burgo; Eduardo Francisco Ferreira; Letícia Jovelina Storto (Orgs.)
Autores dos capítulos: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq); Paulo de Tarso Galembeck (UEL); Taísa Peres de Oliveira (UFMS); Eliana da
Por meio de
diversos referenciais teóricos, este livro traz discussões acerca da linguagem
em sua modalidade falada e escrita. Os textos contemplam os seguintes campos de
estudo: Semântica Argumentativa, Análise do Discurso, Sociolinguística,
Aquisição de Segunda Língua, Interacionismo Sociodiscursivo, Ensino de
Literatura, Análise da Conversação e Linguística Funcional. A obra interessa a
todos que buscam consolidar seus conhecimentos na área de Letras, Estudos da
Linguagem, Educação e afins, possibilitando um viés de articulação entre teoria
e prática.
NAS MALHAS DO DISCURSO: memória, imaginário e sociedadeMaria
José Coracini e Claudete Moreno Ghiraldelo (Orgs.)
Nossa
expectativa é de que os capítulos organizados possam colaborar na formação e
prática de professores de línguas materna e estrangeiras, assim como
professores de outras disciplinas, no que diz respeito à compreensão - ou à
problematização - do discuro como elo entre a memória e o imaginário e de como
essas três ordens nos constituem a todos, sejamos professores ou alunos, ou
apenas sujeitos contemporâneos. Faz-se necessário acrescentar que as abordagens
teóricas predominantes vêm da análise de discurso, cujas bases epistemológicas
estão calcadas em estudos de Michel Foucault e na psicanálise freudo-lacaniana;
da desconstrução derrideana, de teorias sociais, que problematizam as
subjetividades contemporâneas.
ISBN: 9788571133457 | Pontes Editores | Número de páginas: 386
ISBN: 9788571133457 | Pontes Editores | Número de páginas: 386
Os
textos que compõem este livro, mais que configurar os trabalhos de
pesquisadores engajados, de uma proposta acadêmico-científica mais ampla,
mostram ao público leitor que as pessoas refletem em seus discursos uma
gramática da experiência que se coaduna com as representações sociais
decorrentes dos contextos de situação vividos em um contexto de cultura. As
representações compartilhadas governam o sentido da linguagem, o que nos
permite identificar que somos capazes de projetar diferentes modos de
pensamento e diferentes representações de acordo com o grupo social específico
a que pertencemos. Em cada página, encontrará o leitor reflexões de analistas
do discurso - docentes/pesquisadores/as - que fazem do seu trabalho uma
bandeira de luta por uma sociedade mais justa. Afinal, o propósito maior de cada
um de nós, que fazemos parte da REDLAD, é a divulgação de saberes que promovam
o incentivo a práticas sociais transformadoras.
ISBN: 9788571133433 | Pontes Editores | Número de páginas: 354
ISBN: 9788571133433 | Pontes Editores | Número de páginas: 354
Vendo o dicionário com outros olhos procura atender a diferentes perfis de leitores, retratando uma reflexão sobre a área da Lexicografia Pedagógica. Contempla diferentes temáticas que se complementam como: uma integração dos estudos sobre os dicionários, desde a sua gênese histórica, passando por temáticas como competência comunicativa na qual o dicionário bilíngue figura como instrumento pedagógico, clichês sobre os dicionários e os desafios para superá-los e utilizá-los em sala de aula, a necessidade de se estabelecer uma terminologia lexicográfica homogênea, o apoio de dicionários monolingues e bilingues para a produção escrita em língua estrangeira, o significado de contrastivo na Lexicografia Monolíngue Contrastiva, o tratamento dado aos falsos amigos do português/espanhol em dicionários, as expressões idiomáticas nos dicionários bilingues pedagógicos, a relevância das colocações no ensino e aprendizagem do espanhol e em dicionários bilingues português-espanhol, até uma amostra de um glossário bilíngue de arabismos da imigração libanesa no Brasil.
Juliana Reichert Assunção Tonelli; Jonathas de Paula Chaguri
Os
trabalhos na área do Ensino de Línguas Estrangeiras têm crescido
consideravelmente no Brasil. Dentre os vários campos contemplados nessa área do
conhecimento, está o de Ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças. Embora
exista um grande número de pesquisas voltadas a essa temática, são raros os
trabalhos disseminados em livros facilitando assim o acesso aos pesquisadores,
alunos e professores que se interessam pelo ensino de línguas aos pequenos
aprendizes. Esta obra busca cobrir uma demanda crescente em nosso país: a
compilação de estudos empíricos acerca do ensino-aprendizagem e da formação
docente de línguas estrangeiras para crianças. Os autores colaboradores trazem
os resultados de pesquisas realizadas e de suas práticas enquanto professores
que atuam nesse campo de ensino. A obra traz cerca de nove capítulos que
problematizam o ensino de inglês, espanhol e português para estrangeiros para
crianças, além de um trabalho que discute a falta de políticas públicas para o
trabalho com crianças aprendizes de outras línguas. O grupo de autores e
avaliadores é composto por grandes nomes da área da linguística aplicada no
Brasil.
Idealizadora do projeto gráfico: formato
diferente, escrito à bico de pena – Adriana Caccuri (designer e membro do
CETRANS – Centro de Transdisciplinaridade)
“O cientista e a poeta" nasceu do diálogo interior entre as diversas dimensões de uma pessoa e incorporou, ao longo de sua trajetória, vozes e discursos de outros seres. É monólogo e diálogo... um quark... ou uma estrela explodindo... Tudo depende da perspectiva do olhar... Não é mais um livro, mas vários... Possui impressões e sentimentos de várias pessoas, que, na organização da obra, construíram uma grande rede de relações e de sensações... "O cientista e a poeta" é a ciência sem regras, ou poesia regrada... Encontra-se em movimento tal qual o universo... Uma não-abordagem... antimatéria...
Entre a
autora e a idealizadora do Projeto gráfico, houve um profundo diálogo, do qual
resultou o livro, pois os discursos dos seres humanos estão sempre
entrelaçados. É um livro que pode ser
lido rapidamente, mas exige “circularidade” na leitura. Há necessidade de se
retomar os poemas, por diversas vezes, para a realização de uma leitura mais
profunda, nas entrelinhas. Também traduz vários momentos da autora. Há grande distância
de tempo (anos) entre alguns poemas: brincadeira entre Chronos e Kairós.“O cientista e a poeta" nasceu do diálogo interior entre as diversas dimensões de uma pessoa e incorporou, ao longo de sua trajetória, vozes e discursos de outros seres. É monólogo e diálogo... um quark... ou uma estrela explodindo... Tudo depende da perspectiva do olhar... Não é mais um livro, mas vários... Possui impressões e sentimentos de várias pessoas, que, na organização da obra, construíram uma grande rede de relações e de sensações... "O cientista e a poeta" é a ciência sem regras, ou poesia regrada... Encontra-se em movimento tal qual o universo... Uma não-abordagem... antimatéria...
ATIVIDADE DOCENTE E DESENVOLVIMENTO
Vera Lúcia Lopes Cristovão
Nenhum comentário:
Postar um comentário