Livros que serão lançados no CELLIP

O lançamento será realizado logo após a cerimônia de abertura, na terça-feira, dia 25 de outubro.



ANÁLISE DE TEXTOS: fundamentos e práticas
Irandé Antunes

Esse livro oferece a professores e alunos indicações e exem­plos de como se podem perceber em textos elementos de sua construção, de sua relevância comunicativa e de como se pode ultrapassar, nas atividades de análise, a simples identificação de elementos de sua superfície. Busca viabilizar análises que incidam sobre questões da construção coesa, coerente e rele­vante de textos, o que inclui contexto, texto, léxico e gramática.
978-85-7934-022-2 | 224pp. | 16x23cm | 2010



DO CAMPO À CIDADE: estudo sociolinguístico sobre migração e redes sociais
Stella Maris Bortoni-Ricardo

A sociolinguística brasileira se enriquece de um modo particular com este novo trabalho de Stella Maris Bortoni-Ricardo, que aparece assinalado por duas fortes características: a documentação e análise de umdialeto urbano em seu nascimento e a adoção de uma nova perspectiva para os estudos variacionistas sobre o português brasileiro. Podemos contar agora com uma tradução atualizada da primeira versão deste trabalho, preparado entre 1980 e 1981, e publicado em inglês pela Cambridge University Press em 1985.
978-85-7934-036-9 | 304pp. | 17x24cm | 2011


INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS NÃO FUNCIONA? Uma questão, múltiplos olhares
Diógenes Cândido de Lima (org.)

Uma reflexão sobre o depoimento de um aluno que não conseguiu aprender inglês na escola pública. Geralmente, ouve-se mais queixas de professores que tentam ensinar alunos que não querem aprender do que protestos de alunos que querem aprender sobre professores que não querem ensinar. Este livro vai refletir sobre os dois lados da história. Os autores partem de sua experiência de vida para comentar o depoimento do aluno, levando em conta o contexto maior da escola.
978-85-7934-027-7 | 216pp. | 16x23cm | 2011

LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA: poesia, grafite, música, dança: Hip-Hop
Ana Lúcia Silva Souza





A autora lança um novo olhar sobre o letramento, ela constrói seu tema e abre uma reflexão inadiável: classifica o movimento cultural hip-hop como uma agência de letramento e seus ativistas, em suas comunidades de pertença e naquelas com as quais estão em contato, como agentes de letramento. Um olhar inovador sobre letramento, identidade, cultura da juventude, com destaque, como não poderia deixar de ser, para nossa imensa maioria negra...
978-85-7934-032-1 | 176pp. | 16x23cm | 2011




Linguagem - atividade constitutiva
Carlos Franchi, José Luiz Fiorin e Rodolfo Ilari

Franchi reconhece que a linguagem é um instrumento de comunicação, de interação, de influência sobre os outros, mas a função de comunicação, em Franchi, pressupõe muito mais do que a troca de informações: a linguagem é um sistema aberto, disponível para o atendimento de todas as necessidades de comunicação, o que significa que ela não é a “história do homem”, mas constrói essa história. Mais que seu texto teórico sobre a matéria, é a prática poética de Carlos Franchi que demonstra cabalmente a natureza constitutiva da linguagem. É por isso que foram reunidos neste livro teoria e poesia.
978-85-7934-034-5 | 184 pp. | 16x23cm | 2011


Língua portuguesa, descrição e ensino
André Valente, Maria Teresa G. Pereira [org.]

Fruto do X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ, este livro contempla: Língua e linguagem em questão; Língua, linguística e literatura: uma integração para o ensino;  Aulas de português: perspectivas inovadoras; Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino;  Letras e comunicação: uma parceria no ensino de língua portuguesa;  Língua e transdisciplinaridade: rumos, conexões, sentidos;  Língua e cidadania: novas perspectivas para o ensino;  Língua portuguesa e identidade: marcas culturais e Língua portuguesa, educação, mudança.
978-85-7934-029-1 | 320 pp. | 16x23 | 2011

políticas da norma e conflitos linguísticos
Xoán Carlos Lagares e Marcos Bagno (orgs.)

As línguas são vistas neste livro como instituições sociais, como objetos de debates e polêmicas políticas. Como esse debate sobre a norma tem adquirido uma considerável dimensão no Brasil, e sua relevância política não pode ser escamoteada, esperamos que tanto a apresentação de diferentes processos de construção linguística, quanto os esclarecedores capítulos dedicados especificamente ao debate normativo no país, possam contribuir para a compreensão das polêmicas atuais sobre a língua portuguesa na sociedade brasileira, com a convicção de que, nesse debate, a última palavra ainda não foi (e nem será) dita.
978-85-7934-039-0 | 396 pp. | 16x23 | 2011


Produção textual na universidade
Désirée Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges

Este livro adota a abordagem sociointeracionista do letramento científico e se concentra no desenvolvimento de competências escritas do aluno para interagir com o mundo na posição de escritor e leitor de textos científicos. Sua pedagogia está focada no uso da linguagem para determinada "ação acadêmica" de avaliar, relatar ou descrever informações e dados gerados em pesquisa, para influenciar o leitor e, consequentemente, a prática acadêmica subsequente de pesquisa e de publicação em nível científico-acadêmico.
978-85-7934-025-3 | 168pp. | 16x23cm | 2010


QUESTÕES DE LINGUAGEM - passeio gramatical dirigido
Sírio Possenti

Aqui o autor, quis contribuir para que se lesse por dentro aquele corpo de doutrinas que funciona, a seu ver, como o ponto cego da educação: a gramática. Trata-se de informar, antes de mais nada, qual é a anatomia de uma gramática, mas apresentada aos pedaços, como se quisesse estudar não um corpo, mas alguns de seus membros, escolhidos por critérios diversos: os objetivos são compreender melhor alguns, que pensamos conhecer bem (como as orações adjetivas) e tentar convencer o leitor de que o corpo tem outros membros, nunca levados em conta (comoa “gramática dos erros” e algumas regras relativas à sílaba).
978-85-7934-036-9 | 192 páginas | 17x24cm | 2011


IDENTIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Simone Reis; Klaas van Veen e Telma Gimenez (Orgs.)

Palavra singular transformada em plural, a identidade como parte integrante da formação e da atuação de professores de línguas tem ocupado a agenda de pesquisa em Linguística Aplicada. Na Universidade Estadual de Londrina ela encontra espaço privilegiado em disciplina integrante do currículo do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Dessa experiência resultam muitos dos trabalhos que compõem a coletânea. Nos textos da obra reconhecem-se ligações da identidade com linguagem, discursos, saberes, crenças, subjetividades, interações produzidas no interior de instâncias formativas e tantas outras que dizem respeito à profissão de professor, especialmente de Língua Inglesa.
ISBN 978-85-7216-585-3 | 2011, | 338 p. | 16x23


INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: ensino-aprendizagem e formação de professores
Telma Gimenez; Luciana C. S.  Calvo;  Michele S. El-Kadri (Orgs.)

Língua Materna, estrangeira, franca, adicional, mundial, global, multifuncional, transacional, internacional - como designar o inglês que hoje se revela um produto cultural e econômico; que é usado por milhões de pessoas ao redor do mundo com os mais diferentes propósitos? Para responder a estes e outros questionamentos, as organizadoras convidaram estudiosos nacionais e estrangeiros para iniciarem um diálogo que traz perspectivas de pesquisadores, professores de língua inglesa (atuantes e futuros) e usuários da língua. O panorama apresentado por suas contribuições é promissor, mas também desafiador, pois implicará novas maneiras de lidarmos com o uso e ensino desta língua na atualidade. A produção do discurso de inglês como língua de comunicação no mundo não pode prescindir de olhares como os aqui apresentados. Eles representam uma pequena parcela das idéias que têm circulado nos meios acadêmicos em nosso país e como tal precisam se tornar públicos para que o debate seja ampliado e outras vozes possam ser a ele associadas.
ISBN: 9788571133501 | 312p.

ANÁLISE DE TEXTOS FALADOS E ESCRITOS: aplicando teorias
Vanessa Hagemeyer Burgo; Eduardo Francisco Ferreira; Letícia Jovelina Storto (Orgs.)
Autores dos capítulos: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq); Paulo de Tarso Galembeck (UEL); Taísa Peres de Oliveira (UFMS); Eliana da Mota Bordin de Sales (UFMS);José Batista de Sales (UFMS); Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP/UEL-Capes); Vanessa Hagemeyer Burgo (UFMS);Eduardo Francisco Ferreira (UFSC);Letícia Jovelina Storto (UTFPR/UEL).

Por meio de diversos referenciais teóricos, este livro traz discussões acerca da linguagem em sua modalidade falada e escrita. Os textos contemplam os seguintes campos de estudo: Semântica Argumentativa, Análise do Discurso, Sociolinguística, Aquisição de Segunda Língua, Interacionismo Sociodiscursivo, Ensino de Literatura, Análise da Conversação e Linguística Funcional. A obra interessa a todos que buscam consolidar seus conhecimentos na área de Letras, Estudos da Linguagem, Educação e afins, possibilitando um viés de articulação entre teoria e prática.




NAS MALHAS DO DISCURSO: memória, imaginário e sociedadeMaria José Coracini e Claudete Moreno Ghiraldelo (Orgs.)
Nossa expectativa é de que os capítulos organizados possam colaborar na formação e prática de professores de línguas materna e estrangeiras, assim como professores de outras disciplinas, no que diz respeito à compreensão - ou à problematização - do discuro como elo entre a memória e o imaginário e de como essas três ordens nos constituem a todos, sejamos professores ou alunos, ou apenas sujeitos contemporâneos. Faz-se necessário acrescentar que as abordagens teóricas predominantes vêm da análise de discurso, cujas bases epistemológicas estão calcadas em estudos de Michel Foucault e na psicanálise freudo-lacaniana; da desconstrução derrideana, de teorias sociais, que problematizam as subjetividades contemporâneas.
ISBN: 9788571133457 | Pontes Editores | Número de páginas: 386


IDENTIDADES SILENCIADAS: entre a inclusão e a exclusão Maria José Coracini (Org.)
Os textos que compõem este livro, mais que configurar os trabalhos de pesquisadores engajados, de uma proposta acadêmico-científica mais ampla, mostram ao público leitor que as pessoas refletem em seus discursos uma gramática da experiência que se coaduna com as representações sociais decorrentes dos contextos de situação vividos em um contexto de cultura. As representações compartilhadas governam o sentido da linguagem, o que nos permite identificar que somos capazes de projetar diferentes modos de pensamento e diferentes representações de acordo com o grupo social específico a que pertencemos. Em cada página, encontrará o leitor reflexões de analistas do discurso - docentes/pesquisadores/as - que fazem do seu trabalho uma bandeira de luta por uma sociedade mais justa. Afinal, o propósito maior de cada um de nós, que fazemos parte da REDLAD, é a divulgação de saberes que promovam o incentivo a práticas sociais transformadoras.
ISBN: 9788571133433 |
Pontes Editores | Número de páginas: 354

VENDO O DICIONÁRIO COM OUTROS OLHOSAdja Balbino de Amorim Barbieri Durão (Org.)

Vendo o dicionário com outros olhos procura atender a diferentes perfis de leitores, retratando uma reflexão sobre a área da Lexicografia Pedagógica. Contempla diferentes temáticas que se complementam como: uma integração dos estudos sobre os dicionários, desde a sua gênese histórica, passando por temáticas como competência comunicativa na qual o dicionário bilíngue figura como instrumento pedagógico, clichês sobre os dicionários e os desafios para superá-los e utilizá-los em sala de aula, a necessidade de se estabelecer uma terminologia lexicográfica homogênea, o apoio de dicionários monolingues e bilingues para a produção escrita em língua estrangeira, o significado de contrastivo na Lexicografia Monolíngue Contrastiva, o tratamento dado aos falsos amigos do português/espanhol em dicionários, as expressões idiomáticas nos dicionários bilingues pedagógicos, a relevância das colocações no ensino e aprendizagem do espanhol e em dicionários bilingues português-espanhol, até uma amostra de um glossário bilíngue de arabismos da imigração libanesa no Brasil.


ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: o ensino e a formação em foco
Juliana Reichert Assunção Tonelli; Jonathas de Paula Chaguri

Os trabalhos na área do Ensino de Línguas Estrangeiras têm crescido consideravelmente no Brasil. Dentre os vários campos contemplados nessa área do conhecimento, está o de Ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças. Embora exista um grande número de pesquisas voltadas a essa temática, são raros os trabalhos disseminados em livros facilitando assim o acesso aos pesquisadores, alunos e professores que se interessam pelo ensino de línguas aos pequenos aprendizes. Esta obra busca cobrir uma demanda crescente em nosso país: a compilação de estudos empíricos acerca do ensino-aprendizagem e da formação docente de línguas estrangeiras para crianças. Os autores colaboradores trazem os resultados de pesquisas realizadas e de suas práticas enquanto professores que atuam nesse campo de ensino. A obra traz cerca de nove capítulos que problematizam o ensino de inglês, espanhol e português para estrangeiros para crianças, além de um trabalho que discute a falta de políticas públicas para o trabalho com crianças aprendizes de outras línguas. O grupo de autores e avaliadores é composto por grandes nomes da área da linguística aplicada no Brasil. 

O CIENTISTA E A POETA
Mirian Menezes de Oliveira

Idealizadora do projeto gráfico: formato diferente, escrito à bico de pena – Adriana Caccuri (designer e membro do CETRANS – Centro de Transdisciplinaridade)

“O cientista e a poeta" nasceu do diálogo interior entre as diversas dimensões de uma pessoa e incorporou, ao longo de sua trajetória, vozes e discursos de outros seres. É monólogo e diálogo... um quark... ou uma estrela explodindo... Tudo depende da perspectiva do olhar... Não é mais um livro, mas vários... Possui impressões e sentimentos de várias pessoas, que, na organização da obra, construíram uma grande rede de relações e de sensações... "O cientista e a poeta" é a ciência sem regras, ou poesia regrada... Encontra-se em movimento tal qual o universo... Uma não-abordagem... antimatéria...
Entre a autora e a idealizadora do Projeto gráfico, houve um profundo diálogo, do qual resultou o livro, pois os discursos dos seres humanos estão sempre entrelaçados. É um livro que pode ser lido rapidamente, mas exige “circularidade” na leitura. Há necessidade de se retomar os poemas, por diversas vezes, para a realização de uma leitura mais profunda, nas entrelinhas. Também traduz vários momentos da autora. Há grande distância de tempo (anos) entre alguns poemas: brincadeira entre Chronos e Kairós.



ATIVIDADE DOCENTE E DESENVOLVIMENTO
Vera Lúcia Lopes Cristovão

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